top of page

Qual a diferença entre uma Cooperativa e uma S.A?

  • Foto do escritor: Araúz Advogados
    Araúz Advogados
  • há 4 dias
  • 4 min de leitura

Por Paulo R. Stöberl Dias Advogado do setor Cooperativo do Araúz

 

Essa é uma dúvida comum, diante do acentuado crescimento das cooperativas - em número e importância econômica - principalmente nas atividades de saúde, crédito e agropecuário, que passam a ser vistas e a fazer parte do nosso dia a dia, pois geralmente pensamos, no meio urbano e de uma forma geral, que uma cooperativa é um empreendimento de tamanho menor, intimamente ligado à atividade agrícola ou a questões sociais.


Os dados numéricos do cooperativismo paranaense, impressionam, pois segundo a OCEPAR[2], existem 225 cooperativas, que agregam 3,6 milhões de cooperados e 150 mil empregados, no Paraná. O ramo agropecuário, por exemplo,  tem uma participação de 65% no PIB agropecuário do nosso estado, cujas cooperativas são agroindústrias, com parques industriais grandes e na sua maioria, praticando uma atividade agropecuária altamente tecnológica.


Ainda sobre números, citamos especificamente  três de nossas clientes: a C.Vale, que possui mais de 28 mil cooperados, a Dental Uni que congrega mais de 1 milhão e 250 mil usuários[3] e o sistema SICREDI, com suas “459 agências distribuídas em 331 municípios no estado do Paraná, cobrindo 83% dos municípios paranaenses”[4].


Já vimos, portanto, que uma cooperativa não é necessariamente um empreendimento pequeno e que não se resume a uma atividade econômica ou a uma dimensão: mas o que todas elas têm em comum e que as distinguem das empresas são [resumidamente] cinco pontos a saber: o ethos; a vinculação das atividades econômicas do sócio e da sociedade; a natureza do cooperado; o patrimônio coletivo indivisível; o poder de voto e a distribuição de resultados, que não se baseia no capital “investido”.


Primeiro ponto: a sociedade cooperativa deriva do sistema econômico-social denominado de cooperativismo, que pode ser entendido como conjunto de princípios que moldam o comportamento dos cooperados e da cooperativa, tendo em vista que é um “sistema de organização econômica que visa a eliminar os desajustamentos sociais”[5], inaugurando forma mais equânime de criação de receita e distribuição de renda, aos envolvidos. Já a S/A pertence à lógica do lucro.


Segundo ponto: uma cooperativa é um empreendimento econômico que existe unicamente para incrementar a atividade econômica praticada pelos seus cooperados, ou o seu status econômico, a exemplo da cooperativa de crédito. Portanto, a existência da cooperativa é dependente da prática das operações do sócio com a sociedade, diferentemente da S/A, que pratica atividades econômicas independentemente de seus acionistas.


Terceiro ponto: esse ponto decorre do anterior, na medida em que “qualifica” a relação do sócio com a sociedade. Dito de outra forma,  na cooperativa a relação entre sócio e sociedade é ativa, isto é, se o cooperado não opera com a cooperativa não recebe nenhum resultado dela. Já na empresa, o resultado positivo gerado pela sociedade (lucro) é repassado aos seus sócios [os acionistas], que figuram na qualidade e natureza de investidores e não como partícipes da atividade econômica da sociedade, como ocorre nas cooperativas. Esse efeito classifica a cooperativa como uma sociedade de uso e não uma sociedade de renda.  Nesse sentido é que se diz que o cooperado possui três dimensões, em relação à cooperativa: é sócio (tem quotas-partes); é fornecedor (fornece matéria prima) e; é usuário, pois se utiliza da prestação de serviços da sociedade.


Quarto ponto: os cooperados não são proprietários do patrimônio da cooperativa e assim, quando deixam de ser sócios só têm direito ao seu capital social. Isso se explica pelo ethos do cooperativismo em cuja estrutura social o patrimônio da sociedade é coletivo, mas está a serviço dos cooperados, do passado, do presente e do futuro, sendo a cooperativa uma alternativa para se auferir e se distribuir receita de forma mais equânime constituindo-se em alternativa a todos.

Quinto ponto: o capital não é o centro da sociedade, mas sim a pessoa, dessa forma, o poder de voto não está atrelado à propriedade de capital, mas sim à pessoa do sócio, isto é: qualquer cooperado tem direito a apenas um voto, independentemente de seu percentual de capital social, de seu cargo na cooperativa ou de seu volume de operações com a sociedade. Nesse sentido, a estrutura de governança se opera de forma bem particular, pois não há grupos majoritários, há sim singularidade de voto e democracia decisional. Esse princípio da pessoa também se opera na divisão de resultados, que não ocorre pelo percentual de capital na sociedade, mas sim pelas operações dos cooperados com a cooperativa.


Em síntese conclusiva, se pode afirmar que a principal diferença entre uma S/A e uma cooperativa é o ethos fundacional e de existência, pois enquanto a empresa é o braço econômico do capitalismo a cooperativa é o braço econômico do cooperativismo. Esse elemento é capaz de alterar a estrutura societária e de funcionamento, notadamente em relação à natureza do sócio (motivação de seu ingresso e permanência na sociedade);  ao poder (voto); a distribuição de resultados e a forma pela qual o sócio interage com a sociedade. Assim, cada forma societária deve ser usada segundo a sua utilidade em relação ao sócio, não há forma melhor ou pior, mas sim a estrutura que melhor se adequa ao sócio, a isso podemos chamar de instrumentalidade da sociedade.


[1] Advogado [coordenador do setor de Direito Cooperativo] e professor do PPGCOOP – PUC/PR. Pós-doutor em Ciência Política – UFPR e mestre em Direito Econômico-social – PUC-PR.

[2] OCEPAR – Organização das Cooperativas do Estado do Paraná – Disponível em: https://paranacooperativo.coop.br/media/attachments/2024/08/01/relatorio_anual_2023_2024_digital.pdf. Acesso em 10.06.2025.

 

[5] Ver a obra de Walmor Franke – O Direito das Sociedades Cooperativas, 1973, (p.01), disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do?select_action=&co_autor=8764  Acesso em: 21.07.2024.

 
 
 
bottom of page